Pular para o conteúdo
Monitoramento de informação para políticos

Monitoramento de informação para políticos

Compartilhe

O monitoramento de informação vem ganhando espaço no cenário atual. O desenvolvimento do marketing de campanhas leva muito em conta toda a preocupação em torno de um bom planejamento de informação, isso porque se vê as notícias como aliadas para expor sua marca ou serviços.

No cenário político, isso não é nada diferente. Pensando nos candidatos e partidos políticos como marcas, podemos criar um plano de marketing eficiente se pensado junto com esse modo de ver a informação. Assim, as campanhas políticas funcionam como as ações que as marcas realizam para convencer o público a apostar na marca.

E para que haja uma boa utilização dessa forma de trabalhar com o conteúdo disponível na sociedade, é preciso acompanhar. Como em qualquer bom plano de comunicação, usando qualquer tipo de marketing, o monitoramento é fundamental. Só assim se consegue estabelecer uma boa utilização das ações disponíveis.

Monitoramento de informação como estratégia

O primeiro ponto que se deve reconhecer é como o monitoramento pode funcionar como uma boa estratégia de marketing. No caso da política, ainda mais, é considerado uma chave de ouro, que pode abrir ou fechar muitas portas durante a trajetória do candidato ou partido, em sua campanha política.

As informações, nesse cenário, estão como boas fontes para o jogo de interesse. Tudo em uma campanha política pode vir a ser notícia, basta saber trabalhar com ela, então. Dessa forma, boatos que são jogados na rede podem desempenhar um papel fundamental no julgamento dos candidatos ou partidos.

As ligações diretas ou indiretas podem funcionar como ferramenta para destruir todo um trabalho. Então, o monitoramento é fundamental para que em momentos de crises, seja própria ou do adversário, possam ser rebatidos com muita destreza e rapidez para não afetar o seu trabalho.

Relacionamento com o eleitorado e reputação

Fica claro que a proximidade que o candidato tem de seu eleitorado faz toda a diferença no resultado das urnas. A campanha política tem justamente essa função. Ela funciona como uma fonte fiel de trabalho de comunicação. E é uma estratégia para se aproximar dos eleitores e, dessa forma, conquistar seus votos.

E essa proximidade com o candidato é refletida diretamente na reputação que ele terá na sociedade. Um candidato ou partido que se relaciona bem com o público tem maiores chances de ter uma visão positiva, mesmo com notícias de problemas com a justiça, do que um partido que não tenha um bom relacionamento com o eleitorado.

Gerenciamento de crise

Visto que estamos falando sobre política e o cenário brasileiro não está muito positivo, o monitoramento de informação tem um papel importante para o gerenciamento de crise. Acompanhar o que sai na imprensa pode fazer com que se tenha um novo posicionamento perante algumas notícias.

E mais que isso, é importante acompanhar tudo para uma resposta rápida e estratégica para que o que for negativo não se torne em crise. É interessante sempre ter esse controle para conseguir minimizar todo tipo de problema que possa vir a ocorrer. Tudo para não estragar todo um plano de trabalho.

O Klipbox pode te ajudar no planejamento de campanhas políticas, teste grátis agora!

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!