Pular para o conteúdo
O clipping como ferramenta de endomarketing

O clipping como ferramenta de endomarketing

Compartilhe

Neste post vamos te esclarecer tudo sobre o clipping como ferramenta de endomarketing, você poderá entender os benefícios que se pode alcançar com essa técnica.

A expansão da internet junto à criação da Lei de Aceso à Informação, foram responsáveis por uma real revolução. Hoje, os canais de comunicação entre organizações e público interno e externo se aperfeiçoaram, transformando-se em pontes reais de engajamento, interação e oportunidades reais de negócios.

Tais mudanças, ao longo do tempo, exigiram que empresas dos mais diversos setores pensassem em novas formas de oferecer transparência aos seus clientes e ações de marketing cada vez mais assertivas. Tais ações são pensadas para criar relações que mostrem confiança, valor e credibilidade entre as organizações e seus públicos.

Neste cenário, o clipping surge como uma ferramenta especial, capaz de respaldar ações de organizações públicas, engajar lideranças e colaboradores de uma empresa e servir de guia para a tomada de decisões.  

Afinal, o que é o clipping?

Apesar do conceito relativamente simples, o clipping exerce um grande papel como uma das principais ferramentas de endomarketing (ou marketing interno) de uma empresa.

De modo geral, o clipping, também chamado de clipagem, nada mais é do que o acompanhamento e o registro de todos os assuntos relacionados à uma empresa, produto ou pessoa pública (artistas, representantes políticos, etc) que são divulgados na mídia.

Esse acompanhamento é feito em jornais impressos e outras mídias digitais, como redes sociais, blogs, canais de vídeo online, entre outras plataformas na web. Normalmente, o clipping é realizado diariamente por profissionais especializados e serve como base para análise da reputação e imagem de uma organização frente ao mercado.

Quais as vantagens do clipping?

Através da gestão e do monitoramento estratégico de informações, os órgãos podem obter diversas vantagens com o uso constante do clipping. Conheça algumas delas:

  • Alcance de uma visão mais abrangente dos acontecimentos que cercam o trabalho de uma empresa e de sua atuação frente à sociedade;
  • Oportunidade de visualizar as repercussões do público e os retornos sobre suas ações;
  • Possibilidade de identificar pontos de melhorias nos serviços ou produtos ofertados;
  • Favorece a transparência da gestão e administração da empresa como um todo;
  • Contribui para a modernização administrativa;
  • Possibilita a mensuração da visibilidade na imprensa e mídias sociais de forma contínua.

Qual a importância do clipping?

Independentemente de qual seja o segmento de atuação de uma empresa ou órgão público, o ele irá permitir um entendimento real da opinião de clientes e público interno sobre a organização em questão. Quando bem executado, a clipagem permite o desenvolvimento de estratégias e tomadas de decisão pertinentes.

Realizar pesquisas de mercado e público de interesse, monitorar o ambiente de atuação, definir objetivos claros e produzir um conteúdo de qualidade nas mídias sociais são iniciativas que, junto ao clipping, farão com que a exposição de uma empresa se torne cada vez mais positiva.

Se você chegou até aqui, provavelmente já entendeu a importância real que este serviço pode oferecer à uma empresa. Se você tem um negócio e quer ampliar ainda mais sua visão estratégica, invista no clipping e alcance suas metas de forma ainda mais certeira.

Veja mais:

Por que o clipping digital pode ser uma vantagem de mercado?

Afinal, como funciona o Clipping Digital?

3 dicas de como fazer clipagem digital com sucesso

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!